domingo, 2 de agosto de 2009

Apenas diga “Sim”!


“A vida não pode ser vivida pelo não, e aqueles que tentam viver através do não simplesmente vão deixando de viver. A pessoa não pode fazer do não um domicílio, porque o não é apenas vazio. O não é como a escuridão. Escuridão não tem existência real; é simplesmente ausência de luz. É por isso que você não pode fazer coisa alguma diretamente com a escuridão. Você não pode empurrá-la para fora do quarto, você não pode levá-la para a casa do vizinho; você não pode trazer mais escuridão para sua casa. Nada pode ser feito diretamente com a escuridão, porque ela não é. Se você quiser fazer alguma coisa com a escuridão, apague a luz; se você não quer escuridão, então acenda a luz. Mas tudo que você fizer tem que ser feito com a luz.
Exatamente da mesma maneira, sim é luz, não é escuridão. Se você realmente quiser fazer alguma coisa na sua vida, você precisa aprender o caminho do sim. E sim é tremendamente belo; apenas por dizê-lo é tão relaxante. Deixe que esse seja seu estilo de vida. Diga sim as árvores e aos pássaros e para as pessoas e você ficará surpreso: a vida se torna uma bênção se você passar a dizer sim a ela. A vida se torna uma grande aventura”.
(Zorba o Buddha)

3 comentários:

  1. Eu concordo. O "não" só deve ser utilizado com os advogados e pessoas chatas.

    ResponderExcluir
  2. Como o próprio Buda disse (no filme: O Pequeno Buda com Keanu Reeves) o ideal é ser o meio termo, nada de radicalismos, como no violão, se esticar muito quebra a corda, se não esticar não sai boa música. Diga sim e não moderadamente. Milzo

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, meu caro Milzo, o caminho do meio é aquele que devemos buscar na nossa vida. Acho que, neste texto, dizer o "sim" à vida significa ter atitude e buscar os nossos objetivos e, neste caso, não há meio-termo. Se nós não corrermos atrás da nossa felicidade ninguém vai correr por nós. Um abraço!

    ResponderExcluir