segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O jardim proibido de So-Sô

Estou fazendo os preparativos para a chegada dos dois gatinhos que adotei.
Comecei também a ler, o mais possível, informações sobre a adaptação dos bichanos na casa nova. Então deparei com o tópico sobre as plantas tóxicas.
Existe uma lista enorme de plantas que, se consumidas por gatos (e também crianças), podem causar sérias intoxicações, alergia e até mesmo a morte, dependendo da quantidade.
E, com a lista na mão, fui ver as plantas da minha varanda. Resultado: tive que separar alguns vasos... mas, o que fazer com eles?
Pensei em doar as plantinhas para a minha mãe e para a minha irmã, mas, enquanto isso não acontece, vou colocá-las todas na área de serviço, juntamente com o aquário da minha peixinha. Enquanto eu resolvo o destino delas, é só fechar a porta e não deixar os bichanos entrar lá.
Então, a minha área de serviço, a partir de agora terá um nome especial: O JARDIM PROIBIDO DE SO-SÔ.
A seguir, vou dar uma lista de plantas tóxicas, para que todos tomem muito cuidado com os seus bichinhos e filhinhos. São elas: amarílis, antúrio, azalea, bico de papagaio, calanchoe, ciclamen, copo de leite, comigo ninguém pode, coroa de cristo, crisântemo, lírios em geral, espirradeira (oleandro), hortência, ipoméia, íris, jacinto, espada de são jorge,lisianto, narciso, schefflera, tulipa, abacateiro, asparagus, babosa (aloe vera), cereja de inverno,costela de adão, dracena, strelitzia, filodendro, hera, mamona, tomateiro, violeta, saia branca, tinhorão,flor do Natal, cebola, alamanda, dedaleira, coleus, saia roxa (trombeta), prímula, acácia, agapanthus, cinerária, ficus, açucena, figueira de inverno (erva do diabo), olho de cabra, roxinha.
Na verdade, é bom tomar cuidado com as plantas que soltem algum leite, que tenham um cheiro muito forte e com grande parte das plantas que tenham flores.
Se a gente desconfiar de alguma planta, na dúvida, é melhor não dar oportunidade para o azar.
Em contrapartida, li também que é bom para a saúde dos gatos mordiscarem plantinhas verdes, para ajudar no trato digestivo. Já plantei um vaso com "graminha para gatos" e vou deixar à disposição um vaso plantado com hortelã.
As sementes da graminha comprei no pet-shop. Tratam-se de sementes de aveia e milheto. Mas, alternativamente, pode-se plantar alguns grãos de milho de pipoca (não o de microondas!).
No caso de acontecer algum acidente e o bichinho ingerir folhas, flores ou frutos tóxicos, devemos levar ao veterinário o mais rápido possível.
É nosso dever fazer o ambiente de nossa casa totalmente confortável aos novos moradores, principalmente se nos comprometemos a ser a "mãe adotiva" deles. Abrir mão de algumas flores não é sacrifício nenhum, se os bichinhos puderem ficar tranquilos e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário